Touchpad é uma coisa que sempre foi ligada ao notebook, claro que existem multi-touch e sensibilidade ao toque nos outros , mas o touchpad é exclusivo dos notebooks.
A funcionalidade desta peça é simples, os touchpads de hoje vem com a tecnologia de toque capacitivo, que é bem simples e interessante.
Primeiro, precisamos saber o que é capacitor.
Capacitor é um componente eletrônico que armazena energia através de um campor elétrico.O formato dele constitui de duas placas e um dielétrico (um material que não conduz energia, mas que altera as propriedades magnéticas).
Sabendo disso, pega-se um arranjo de linhas por colunas (Como um LCD), e gera um clock em cada linhas ou coluna.Devido a capacitancia do próprio touch , ele alterará a freqüência original de um forma, diminuindo pouca coisa, mas quando colocamos o nosso dedos , ele altera a capacitancia do material, variando ainda mais a freqüência original.
Depois disso, é só usar um timer e um contador, para identificar a frequência de saída de cada linha ou coluna.
*Se você quer fazer um mTouch (como é chamado) , é fácil, porem mais a frente eu explico melhor :)
Não sei como é hoje, mas a maioria dos touchpads são interfaceados via PS/2, pois acredito que a maioria já esteja vindo com a interface USB.
O que eu gostei da synaptics, e o fato de ter uma documentação dos touchs, o que facilitou o entendimento da peça.
A pinagem do touch consiste em 6 pinos: 2 - Botões Left e Right (estes são conectados ao switchs), 1 - Terra, 1 Clock, 1 Data , 1 VCC:
1 - N/C
2 - N/C
3 - GND
4 - Left Button
5 - Right Button
6 - Clock
7 - Data
8 - VCC
Aqui mostrei a placa ponte entre o touch e a placa mãe, mas a seqüência de pinos é igual ao da placa touch, só não vale para todas.
Caso você queira adapta-lo a um PC, basta somente encontra os pinos e solda-los a um cabo com conector PS/2 (mini-din).É bem simples :), e se depender da pra fazer a case com o plástico do próprio note.
Flw!